segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pequenos espaços exigem grandes idéias!


Como decorar um pequeno espaço sem deixá-lo carregado demais?

A família brasileira encolheu! De acordo com o IBGE, a média de filhos é menor que dois, ou seja, em média as famílias tem apenas quatro pessoas.

Diante deste cenário, a procura por imóveis menores, geralmente apartamentos, cresce gradualmente. Organizar um lugar pequeno não é uma tarefa fácil! Cada centímetro se torna precioso. O aproveitamento de espaço é fundamental para que essa limitação não prejudique o seu ambiente. Felizmente, existem várias dicas para decorar um espaço pequeno, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade. Veja abaixo.

Iluminação adequada

A luz natural é a melhor amiga de um espaço pequeno, inundando com efeito surpreendente que parece aumentar o recanto mais minúsculo. Na ausência da luz natural, utilize lâmpadas amarelas que são mais calorosas.

Paredes

Uma boa alternativa é pintar a maioria das paredes incluindo teto em tons claros e suaves, aumentam de forma natural o espaço. Se a tinta tiver um acabamento com brilho, reflete mais luz, dando sensação de amplitude. Use linhas retas horizontais. Elas podem estar presentes nitidamente nos móveis e paredes. Essas linhas sugerem calma, tranquilidade, estabilidade e aumentam visualmente o ambiente.

Quadro

Não pendure muitos quadros. Em pequenos ambientes o ideal é apenas um quadro na parede. Prefira os quadros retangulares dispostos na horizontal nunca na vertical, eles influenciam na amplitude de um cômodo.

Tapete

Tenha bom senso com o colorido dos tapetes, os de listras verticais podem ajudar a compor um ambiente mais amplo.

Em locais pequenos prefira tons sóbrios. Um chão visível fará qualquer divisão parecer maior.

Sala de estar/ home

Hoje o mercado oferece inúmeras opções de sofás com shaise retrátil, tendo a flexibilidade para  assistir um filme com ele aberto e ao mesmo tempo, função sala de estar com ele fechado. E não esquecendo os sofás-cama, que estão cada vez mais bonitos e confortáveis, podendo transformar sua sala em um quarto de hóspede. Fica muito bem usar poltronas e puffs em composê. Além disso, são peças de grande funcionalidade. Opte por decoração monocromática, e utilize em tons de intensidade variada, deixando as cores fortes nos objetos menores.

Sala de jantar

Na sala de jantar, prefira mesas com tampo de vidro que dão leveza ao ambiente. O espelho é uma ótima alternativa, pois tem o efeito de ampliar o espaço. Se colocados acima do aparador fica muito charmoso. Ou também colocar um espelho grande com aparador sobrepondo, fica muito bonito.

Quarto

Nos quartos, dê preferência a móveis de cores mais claras. Armários de portas de correr aperfeiçoam espaço e camas com gavetas ajudam na organização. Nos armários, é possível utilizar portas de correr com espelho, o que ajuda na ampliação do espaço.

Cozinhas

Armários sob medida com eletrodomésticos embutidos, oferecem um melhor aproveitamento dos espaços. A sugestão são cores claras e linhas retas, deixando o visual bonito e convidativo.

Agora ficou muito fácil decorar pequenos espaços com essas sugestões, que são simples e indispensáveis para seu ambiente ficar funcional e aconchegante.



Dicas do nosso parceiro  Espaço Nobre Móveis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário